segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tornado a dúvida continua...


Pois o leitor Maicon mandou-me a sugestão de leitura, sobre tornados que fui conferir, pois também, não quero ser um divulgador de inverdades, principalmente as científicas. Porém, o que me deixa intrigado é que na localidade atingida, apesar das alegações de avistamento de tornado, ninguém o tenha filmado com celular, destruindo algo ao longe. Nem a imprensa televisiva divulgou.

As forças dos ventos colocariam tal fenômeno atmosférico, na classificação F 0, por ter velocidade inferior a 115 km/h, que foram medidos, algo em torno de 109km/h a 110km/h e em tese considerado de danos leves, onde ocorreu. E o que vimos, em termos de danos, naquela cidade, através das imagens divulgadas pela media, seria uma manifestação considerada de F 1, para F 2, de moderado a forte, portanto. Um ciclone com certeza é descartado, dado o volume que apresenta e por abranger em extensão muitas vezes mais que uma região.

A impressão que há, e que o dito tornado, foi formado por fortes ventos ou em movimento horizontal e linear, ou diagonal e linear. Não o movimento circular dos ventos que promovam a cração do cone característico. Também não apareceram danos, que mostrassem que um tornado de intensidade destrutiva, pudesse aspirar casas, animais, carros, pessoas, como normalmente ocorre me maior ou menor grau.

Não digo que é impossível que venham a ocorrer neste estado, justamente pelas condições climáticas e topografia local, porém, no caso do rastro de destruição, deixados para trás, pode se concluir que o vendaval, era um micro tufão, ou uma forte tempestade, que o fato de ser leigo no assunto, me impede de esclarecer mais ou mesmo de situar melhor. Fica a dúvida... (05/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário