segunda-feira, 10 de maio de 2010

Considerações sobre o que Maicon disse


Como disse, anteriormente, existem pessoas que distorcem a informação, portanto, incorrem e insistem em erros. É o caso do dito tornado, que foi amplamente divulgado.

Hoje pela manhã, durante a transmissão ao vivo de uma enchente no Rio Tietê em São Paulo, a repórter televisiva disse que as águas estavam subindo muito rápido(verdade) e que elas logo chegariam onde ela estava (mentira).

Primeiro porque não sou cego, apesar de míope assumido, e deu para notar que ela estava a pelo menos, dez metros de altura, do ponto mais alto das águas, em cima de uma ponte, sobre o dito rio. E a dita repórter, além da âncora do programa, insistia no aumento do nível do rio, que logo iria atingir o ponto onde a foquinha estava...

E ambas são repórteres formadas, pelo que sei, pois são conhecidíssimas e uma tem uma coluna publicada, em diversos jornais que eu já li. Aí pergunto ao Maicon, que tipo de controle haverá sobre o formando em Jornalismo, se ele sai por aí a divulgar inverdades?

Outra questão é que Leonardo da Vinci projetou o sistema de esgotos de Roma, e não era engenheiro formado, mas um autodidata. Mais recentemente e regionalmente, Machado de Assis, Roberto Marinho, Erico Verissimo, Luis Fernando Verissimo, todos jornalistas não formados.

Não adianta penso, você ter um diploma sobre qualquer área, se não tiver um pingo de bom senso para atuar nela. Eu procurei corrigir o que escrevi errado e fui atrás da informação correta. E não sou formado, veja bem, tampouco me digo jornalista, embora seja uma das sete opções do meu teste vocacional, de 1998, que repeti em 2000 e o resultado foi igual. E mesmo assim, não me convidaram ainda, a escrever profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário