segunda-feira, 10 de maio de 2010

A questão cultural


Temos em Novo Hamburgo, e se quiserem podem me criticar a vontade, pelo comentário, que faço, uma desvalorização da Cultura. Infelizmente, por conhecer a realidade local no que tange a este assunto, posso então criticar.

Tivemos uma bela iniciativa, semana passada, com a inauguração da Casa do Artesão, porém, precisamos de mais ainda. O Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, por exemplo, tornou-se pequeno, para abrigar grandes espetáculos, em detrimento ao tamanho e população de nossa cidade.

Acham que minto? 496 lugares sentados, é o número de pagantes, que cabem neste teatro atualmente, e é impossível, que se aumente o prédio devido a evidente falta de espaço.

Novo Hamburgo deveria contar, com pelo menos, mais dois grandes teatros, aptos a receber grandes espetáculos, e público. Muitas são as queixas em nossa cidade, que peças, musicais, e outras manifestações de arte e cultura, nunca cheguem até nós. As pessoas precisam ou contar com o desconforto de irem até os espaços que muitas vezes são alocados na FEEVALE, por exemplo, para assistirem ou apreciarem, estas manifestações artísticas, ou irem à Capital.

Campo Bom, nossa pequena cidade vizinha, fez investimentos, que fazem a nós hamburguenses, passarmos vergonha, pois o Espaço Cultural disponível, é muito superior ao nosso. Para alguns ignorantes, Cultura, não dá voto. E pode até ser.

Porém Cultura, pode ser também um atrativo turístico, que carecemos, e pode dar lucros, seja sob forma de impostos, movimento comercial, divulgação de produtos e etc...Como disse em outra crônica, os bons exemplos, deveriam ser copiados e aplicados, a pergunta, que faço é: quando irão acordar e ver isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário