segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ordem e Progresso


Nada como render uma homenagem a este símbolo legítimo de brasilidade, principalmente em seu aniversário de 120 anos. Para os que não se lembram da Data, hoje é o Dia da Bandeira. Se por um lado, os governos militares durante a Ditadura, erraram muito, pelo menos acertaram na divulgação da consciência do patriotismo, que foi ensinado nas escolas nas décadas de oitenta e início da de noventa, nos estudos sociais.

Poucas são as pessoas que entendem o quê significa a frase no globo de seu lábaro. "Ordem e Progresso", uma frase positivista, denotando um desejo, de que este País pudesse se tornar um dia uma grande Nação.

Infelizmente quis o destino que tivessemos péssimos governantes, que cometeram verdadeiras atrocidades administrativas, durante décadas, levando este País ao atraso. Tornaram-no apenas uma nação grande. Hoje ainda colhemos os frutos destes erros. Violência, desemprego, péssimos gestores públicos, corrupção e tantos outros problemas que são de conhecimento geral.

E então por quê citá-los? Para o despertar de uma consciência, pois como disse em minha crônica de ontem, somos todos culpados quando nos omitimos. Somos culpados pelos erros dos gestores públicos, quando deixamos que façam o quê bem entenderem, sem maiores questionamentos.

Ordem e Progresso foi por anos o lema desta cidade e de sua comunidade, ainda que inconscientemente. Tornamo-nos uma jóia econômica no seio do Vale dos Sinos, e prosperamos. E com a prosperidade veio a soberba de alguns políticos. Com esta soberba, de 25 anos para cá, erros administrativos foram sendo tomados sem maiores contestações. Erros que levaram a municipalidade a endividamentos, erros que estagnaram a nossa economia local, criando esta realidade que temos hoje.

Queixar-se apenas não adianta, penso. Devemos cobrar providências, devemos impor a nossa vontade, coletiva, pois do contrário, se cada um ficar cuidando apenas e unicamente de seu umbigo, Novo Hamburgo levará mais 25 anos para se reerguer e crescer a contento. E falo isto do ponto de vista político, social e econômico.

Desejo realmente que "Ordem e Progresso" possa ser mais que uma simples frase, que possa tornar uma mentalidade a fazer parte do cotidiano de nossa comunidade novamente. Pois assim, poderemos crescer.

(publicada à 19/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário