segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Saúde Precária!



A demora do atendimento em saúde, falta de materiais, falta ou escassez de funcionários, perda de tempo em atendimentos em função da burocracia, são alguns dos problemas que podem incorrer em óbitos, quando o cidadão se dirige para o atendimento do SUS, em nossa cidade. Não é nenhuma novidade.

Todos sabemos disto. Vejam por exemplo quando fiz a cirurgia, em agosto de 2007, em Campo Bom, para retirada do tumor na coluna, causado por um dito pêlo enraizado e que tinha o volume cúbico de uma laranja de umbigo, tive que fazer os curativos, na Unidade Básica de Sáude de Canudos, que estava sem material.

Além da precariedade, havia falta de médicos, de funcionários. Inclusive, estes estavam fazendo horas extras. Como querido que sou, liguei para a Secretaria de Saúde cobrando providências, ao que os funcionários de lá, me informaram que não sabiam de nada e etc, e que iriam verificar. Porém, eu já havia conversado com os funcionários do posto, inclusive uma amiga trabalhava lá na época, e eles já haviam solicitado o material para a Semsas há semanas.

Para contribuir, comprei o meu material de curativos, pois estava com uma abertura cirúrgica nas costas no tamanho de 14 pontos. E não poderia permitir que ela infeccionasse, pois tinha 7,5 centímetros de profundidade, tendo que ser limpa e desinfetada diariamente. Quando terminei os procedimentos no final de novembro de 2007, deixei lá uma boa parte do material, pois muitas pessoas, não poderiam comprá-lo e pelo menos, penso, que pelo menos uma pessoa deve ter se beneficiado dele.

E pergunto quando serão tomadas medidas sérias, no que tange a melhora do atendimento da saúde em nossa cidade, senhor prefeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário