segunda-feira, 10 de maio de 2010

Construção de valores


Pois como disse a Josina, existem diversos fatores negativos que devem ser mudados em nosso País. A falta de valores, principalmente familiares, tem sido promovidos, justamente devido a estagnação social e econômica dos últimos 15 anos. Tal fenômeno é mais visto em locais como o Rio de Janeiro e São Paulo, onde o poder público pouco investe em programas sociais que mudem a realidade das pessoas e criem alternativas viáveis de crescimento cultural, político e econômico.

Existe ainda o descaso dos pais na educação de seus filhos, ou a omissão, que levam muitas vezes às tragédias sociais, como temos assistido em telejornais mais recentemente. À marginália, já ronda a classe média alta e a classe rica deste País, inclusive com risco de morte, para os genitores de ontem, que se omitem na educação de seus filhos também. Provas de tais desajustes, são crimes que já citei aqui, como o de Roselani, do Sanfelice e da Suzanne Richthoffen.

Não há uma política firme e forte no quesito da validação da lei ou de mudanças legislativas que coibam duramente o crime. Nosso sistema penal não comporta o número de presos, pelo evidente aumento de detentos e apenados pela lei e pela falta de investimentos pesados na economia do país e da educação. O crescimento econômico é o fator positivo que pode alavancar a sociedade e possibilitar a inovação e trazer mudanças!

Vocês acham que falo bobagens? Muito pelo contrário. Países que crescem economicamente e investem pesado no social possuem taxas de crescimento criminal bem menores. São exemplos fortíssimos sobre crescimento econômico e investimentos sociais a Suécia, a Dinamarca, Singapura, Islândia e Canadá, entre outros.

Portanto, é impossível que possamos mudar, sem que haja o crescimento econômico e a cobrança por nossa parte aos políticos de políticas sérias em relação ao social. Pois uma coisa leva a outra. Isto é uma cobrança que independe de partidos, de agremiações políticas ou filosoficas.

Tenho defendido aqui o fim da estagnação econômica, que todos os hamburguenses desejam, isto embasado na pesquisa, boca-a-boca, pois inclusive já perguntei novamente para várias pessoas, até mesmo as que não conheço, no ônibus, no bairro, em meus passeios a casa de parentes. É unânime. Novo Hamburgo precisa mudar e crescer. Só o prefeito e a Câmara parecem não ter visto isso ainda e não faço ideia de como, pois é tão evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário