segunda-feira, 10 de maio de 2010

Admirável Mundo Novo!


Dentre os assuntos do momento, acabei quase que por me esquecer, de mencionar a onda de calor, insuportável da segunda-feira. Digo insuportável do ponto de vista das cidades do interior, pois creiam-me, que se me fosse possível voltar à era de ouro, das temporadas completas no litoral, eu o faria sem pensar duas vezes.

Apesar de achar um gasto de energia inútil, dadas as incomodações do trânsito lento, dos acidentes nas estradas, estas muito mal cuidadas em maioria, e dos riscos que implicam, fizeram bem aqueles que foram para o litoral no feriado. Pois o ar abafado e quente, aqui na região, era quase que irrespirável.

O mais cretino é que tem pessoas que escrevem nos meios de comunicação dizendo que não existe o aquecimento global. Gostaria de saber que intenções estas pessoas tem ao dizer tanta bobagem, pois vejam que o clima está totalmente pirado. Já há anos que não vejo um inverno frio mesmo como deve ser o inverno, uma primavera florida e perfumada, com jeito de primavera, um verão quente e chuvoso, e um outono ameno.

Tufões tropicais onde não haviam, tornados em Santa Catarina e Paraná, chuvas torrenciais em outras regiões do país, totalmente mal distribuídas, e vem querer dizer ao público, a nós que sofremos com as interpéries do clima, que as vemos, que não há nada de errado, com o nosso planeta? Chegará um momento em que os principais responsáveis pelos fatores que agravam o problema serão responsabilizados em algum momento, isso, se a mãe natureza, não resolver ela mesma, tomar providências, arrasando o que estiver pela frente.

Alguns cientistas dizem que a situação, do mundo, como o conhecemos, pode se agravar, porém com mudanças que se forem tomadas de imediato, pode se amenizar o problema e revertê-lo a longo prazo.

Alguns cientistas se indignaram com o filme O Dia Depois de Amanhã, um Day After dos tempos modernos, porém, sem holocausto nuclear, dados os exageros que segundo essa corrente mais conservadora, apontou.

Curiosamente, há cerca de dez anos, um mamute foi encontrado na Sibéria, com data de pelo menos dez mil anos, totalmente preservado. Curiosamente, este animal, apresentava folhas e frutos ainda intactos em seu estômago, não digeridos. O que comprova que o animal fora congelado em questão de segundos por uma supertempestade como as mostradas no filme que comentei há pouco.

Na série do Discovery Channel, há pelo menos dois anos, falou-se sobre o aquecimento global e suas consequências. Na série Cinco Possíveis Fins, cenas do filme foram aproveitadas além de entrevistas com geólogos, paleontólogos e paleobotânicos, biólogos e ecologistas, sobre o tema, glaciação. Todos foram unânimes, em prever para antes da metade do século XX, o início de uma era glacial, como nunca antes vista, e possível extinção de pelo menos 90% das espécies, e a redução da população humana mundial há pelo menos um terço da existente hoje, devido aos desastres que poderiam ocorrer, com o agravamento do aquecimento global.

Ano passado e retrasado, o elo solar surgiu no céu, formado por cristais de gelo e formando uma sombra e um círculo, em torno do sol. Tal fenômeno, pode ser observado, normalmente, nos polos e em países de clima extremamente frio, e curiosamente, foi visto por aqui nos trópicos. Aqueles que acham que tudo não passa de bobagens, de ecochatos ou de cientistas malucos, um recado: persebam antes de escreverem bobagens ou falar à imprensa os sinais que são os sintomas de um planeta doente, para podermos curá-lo! Ou as gerações futuras terão de sobreviver em um admirável mundo novo, bem diferente do que conhecemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário