segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perda de vidas na BR 116...


Apesar de existir uma legislação dita rígida de trânsito, inclusive no que se refere a condução de veículos, sob efeito de álcool, ainda ocorrem graves e violentos acidentes, sobretudo na BR-116. Neste final de semana, mais uma tragédia ocorreu no trecho desta estrada, que compreende a nossa área metropolitana.

Três vidas foram perdidas, devido a imprudência e às altas velocidades. O quê estaria acontecendo? Muitos se perguntam.

Na verdade, existe o despreparo psicológico, de muitos condutores, no que tange a responsabilidade de dirigir um veículo automotor. Aqui englobo de maneira geral os carros, motos e veículos pesados.

Outro fator, que pesa muito, está no excesso de autoconfiança, principalmente entre os mais jovens, ao pôr as mãos no volante. Ou seja, é uma questão de educação, que muitos pais, estão simplesmente, negando aos seus filhos, e que no futuro podem causar muita dor a estas mesmas famílias.

Em algumas crônicas anteriores, inclusive comentei sobre "rachas" na Avenida Pedro Adams Filho, no início das madrugadas. O que é afinal de contas, este tipo de comportamento de risco? Busca pela atenção? Carência paterno/materna? Vício na adrenalina? Que situações de risco proporcionam? Maus exemplos?

Sinceramente, acho que todos os fatores influem. E como muitas vezes disse aqui, para os pais desatentos: vigiem e eduquem seus filhos. A educação vem de casa, e os ensinamentos oriundos desta, podem salvar e manter vidas, principalmente as dos seus rebentos.

Espero que este trágico acidente, possa de alguma maneira servir como exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário