segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Solar dos Adams, a missão!


É lamentável o descaso com que temos tratado a história de nossa cidade. Dentro do quE já havia previsto, a Faculdade Anhanguera, está para se instalar, em Novo Hamburgo. Não seria menos trágico, se tal fato não se desse justamente na área do antigo Solar dos Adams, construído em 1893, aproximadamente, juntamente com a primeira fábrica de calçados moderna de nossa cidade. E onde boa parte da história da emancipação se deu. Permitir que ambos os prédios caiam, seria um crime, e pior, um crime para com a história de Novo Hamburgo, um crime para com os meus ou os seus antepassados nascidos aqui, amigos leitores. Um crime de puro descaso com o patrimônio.

O Solar dos Adams é o palco ainda restante da história de nossa cidade. Vejam que foi nessa residência em que muitas reuniões sobre o a emancipação foram tomadas. Além disso, quando não faziam-nas na dita casa, também as faziam na fábrica anexa ao pátio da mesma.

Talvez devessemos derrubar tudo o que nossos antepassados construiram. Talvez devêssemos exterminar com os resquícios da colonização ou mudar o nome de nossa cidade. Sim, porque boa parte da nossa identidade, do que todos temos de bom, do que pensamos em relação ao progresso, está representando tanto naquela casa, quanto pela fábrica anexa.

E até agora não vi boa vontade da população em se mobilizar para salvá-la, pois ela está lá há anos, esperando para ser ocupada para algo útil. Claro que não sou contra a instalação da faculdade, desde que ela se comprometa a restaurar, manter e ocupar o espaço, entregue à degradação há décadas. Nada seria mais justo com as pessoas que se importaram com Novo Hamburgo e sua gente. (20/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário