segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nelson versus os escoceses!


E numa das minhas divertidas conversas com meu amigo taxista Nelson, entramos num embate étnico e ideológico, sobre os escoceses. Ele me questionou em uma de nossas prosas habituais, porquê eu me orgulhava tanto de minha ancestralidade, atualizada e corrigida, de sobrenome escocês.

Claro que minha família se misceginou com famílias germânicas das regiões da Alsacea e da Lorena, no século XVI, porém, o nome é totalmente escocês, segundo dados coletados por um primo que esteve pela Europa. Papo chato não?

Mas eu disse a ele o seguinte: foi um escocês, que inventou o golf, por volta do século VI. Adam Smith, com seu livro " A Riqueza das Nações" inaugurou as teses econômicas com as Leis de Oferta e Demanda, retenção de metais nobres, tarifas, letras de câmbio e etc, portanto é o pai do capitalismo moderno, um escocês. James Watt, outro escocês, criou o motor a vapor e depois as linhas férreas de trem. Alexander Grahan Bell, outro escocês inventou o telefone, o fonógrafo e inventou aparelhos de transmissão de som em feixes de luz, e o princípio aplicativo das fibras ópticas.

Por fim, para encurtar, Joanne Kathleen Rowling, criadora de Harry Potter, que se tornou um ícone no mundo literário, agradando a crianças, jovens e adultos. Aí o Nelson só resmungou diante meus argumentos e exclamou: tá bom, tá bom já chega! Vamos mudar de assunto. Ai começou a conversar sobre futebol, assunto que ele sabe que ignoro em todo e qualquer grau, com um sorriso maroto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário