segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alguns Fatos Interessantes


A Professora Anamaria Cachapuz Cipriano, escreveu em sua crônica de Hoje, sobre o IPASEM, e as mudanças em relação ao Plano de Carreira, que a atual administração quer impor aos funcionários, em nome da saúde financeira dos cofres públicos. Por representarem apenas um terço, do total de funcionários públicos, que trabalham para a municipalidade, tenho escrito aqui, no apoio aos Professores, e da manutenção, do Plano De Carreira, tal como está, justamente para incentivar a captação de novos profissionais da Educação, no futuro, para o Magistério Municipal.

Em muitos textos, eu disse que poucas pessoas se interessam hoje, pelo Magistério de modo geral, e não menti. Há escassez de profissionais em Educação, e como já me referi, anteriormente, os poucos que o fazem, dificilmente após formados, entram para ele. Um verdadeira crise, motivada, por fatores como baixos salários, desvalorização do profissional e a retirada dos poderes de autoridade dos mestres, ao longo dos anos, por conta da legislação torta do ECA.

Manter o plano de carreira como está, unicamente para o professor, é uma forma de valorizar o profissional, estimular a captação de profissionais habilitados por concurso no futuro. Só não vê quem não quer.

Infelizmente, quiz o destino, que os 240 quilos de ouro, tenham sido gastos ao longo dos anos, dada a dívida dos repasses que a municipalidade não o fez, no período. Naturalmente, que mudanças são necessárias, pois pelo comentário que ouvi de algumas pessoas, principalmente as que fazem oposição ao Prefeito, é que o IPASEM, devido ao atual Plano de Carreira, e os repasses que a Prefeitura, tem de realizar, por conta do modo como a folha, a hierarquia dos funcionários foi organizada, poderá levar calote num futuro próximo, por falta de dinheiro e do evidente endividamento.

É lamentável, que tal situação e sua constatação, tenham chegado agora. Pois se tivessem sido melhor pensadas no passado, talvez hoje, o funcionalismo não tivesse de sofrer, por conta, dos calotes em relação aos repasses previdenciários, e ao inchaço dentro da máquina pública. Existe outra questão, que me incomoda, pois se o IPASEM, tinha em seus cofres o ouro, ao invés de se gastar, repondo os repasses previdenciários que a municipalidade, não efetivou, ao longo dos anos, será que não pensaram em investir em ações de petróleo, de fundos de pensão, de toda e qualquer empresa que pague dividendos aos seus investidores, proporcionando assim lucros mensais, como uma poupança?

Além da falta de recursos, tenho escrito aqui há meses, e você Leitor, é minha testemunha, que precisamos diminuir impostos e atrair grandes empreendimentos industriais, para nossa cidade, de modo a gerar riqueza, em todos os níveis. E vi algumas poucas ações, e pouca gente no poder público com real interesse pelo tema. No meu texto “União por Novo Hamburgo”, pedi que divulgassem o tema dele, não por promoção pessoal minha, mas para que uma nova consciência, precisa ser adotada.

Devemos cobrar mais ações da municipalidade, em relação a este tema, pois a economia, que se for reestabelecida, com parcerias da municipalidade e da iniciativa privada, pode sim, fazer nossa cidade crescer novamente. Isto é um fato, apesar de eu ter recebido críticas de idiotas, que inclusive me chamaram de neoliberal, principalmente no que tangia ao tema da Lei dos Supermercados.

Um povo que não cobra atitudes positivas, de um Governo, em qualquer nível, cai na passividade, e terá a administração que merece, e com os problemas decorrentes desta, sem solução com efeito. Ora, por quê acham, que acontecem os absurdos, que vem ocorrendo hoje, no SUS, e em determinados setores políticos e sociais?

Valorizemos aqui então o trabalho do Professor, pois por suas mãos passará, o futuro desta cidade, bem como também do Estado e da Nação. Cobremos pela não alteração do Plano de Carreira, para o Profissional em Educação, este tão desvalorizado e desmotivado.

Recebi algumas críticas de pessoas do ramo político, que pensam que sou um comunista, o quê me diverte muito, pois ao contrário do que pensam, sempre defenderei os interesses da Livre Iniciativa, justamente porquê também, tenho a mesma linha de raciocínio da maioria das pessoas da minha região, de trabalhar, prosperar e crescer. Outros acham que sou um anarquista. Infelizmente não é por aí, pois defendo a Democracia e o papel das Instituições de forma organizada a nível hierárquico. Me chamem de retrógrado, mas um recado fica, aqueles que não sabem nada sobre meu modo de pensar, sou um monarquista parlamentar convicto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário