sábado, 5 de junho de 2010

Problemas no Trânsito


Dizer que Novo Hamburgo não enfrenta problemas no trânsito, é no mínimo uma blasfêmia. É fato que além dos problemas estruturais, existe ainda a falta de educação de muitos condutores e grande número de veículos que estão sendo despejados nas ruas diariamente.

As pessoas não gostam do transporte público, por ser muito caro, desconfortável e se forem observados os custos e o tempo poupado, em detrimento a este em relação ao carro ou a motocicleta, com certeza compensa, ainda entupir às ruas de carros na visão do cidadão comum. Infelizmente, para se desafogar o trânsito no futuro, está ainda é a mehor alternativa.

Porém existem os fatores custo e conforto. Vejam bem, para eu me locomover da minha casa até um ponto qualquer, gasto R$ 2,20 e para voltar mais uma vez o mesmo valor.

Se eu pegar mais C$0,40 e juntar a tarifa, posso com um carro mais econômico ou mesmo com um mais gastador, ir e voltar em meu passeio, com R$ 2,60 com o conforto que for inerente ao veículo que escolhi adquirir. Ainda assim o tempo poupado, compensa as despesas de manutenção do mesmo.

Se quisermos desafogar o trânsito, e impedir que daqui há uns dez anos o trânsito pare nossa cidade, devemos nos educar a exemplo da Europa e outros países da América do Sul, e promover o barateamento dos custos no transporte público, em nossa cidade. Mais usuários de ônibus em detrimento à tarifas mais baixas. Lucram os empresários do setor, lucra a sociedade hamburguense.

Porém quem terá coragem de promover isto? Não sei, até agora a cidade engarrafa em dias de semana. E seria provincianismo não se ver isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário