sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Flor na Lapela


O Primeiro Ministro David Cameron, causou polêmica em sua chegada à Coréia do Sul para a reunião do G20, ao usar a flor de papoula na lapela. Segundo informações da imprensa, isto teria causado mal estar das autoridades chinesas. A papoula é matéria-prima da droga alucinógena conhecida como ópio.

Na segunda metade do século XIX, durante a Era Vitoriana, a Dinastia Qing tentou proibir o comércio do ópio na China. A pretexto de se defender os interesses dos comerciantes legalizados da substância e do Governo Inglês, a Grã Bretanha, declarou guerra à China( As Guerras do Ópio 1839-1842 e posteriormente 1856-1860).

Tal medida na época visava também a abertura da China para os mercados europeus em outros produtos, e diante a derrota aos ingleses, o Império Chinês, fora forçado a assinar acordos( Tradado de Nanquim(1842) e Tratado de Tianjin(1860), determinando áreas de ocupação e influência em 11 portos, de administração ocidental, abertos à indústrias e ao comércio ocidental na China.

Foi nesse período que a China passou por uma humilhante derrota e dividida em zonas de influência. Portugal, ocupou Macau, a Inglaterra a ilha de Hong Kong, por exemplo.

Na Commonwealth(Comunidade Britânica) é tradição o uso da Flor da Papoula, para homenagear os mortos em guerras no período do mês de Outubro até o dia 11 de novembro.

David Cameron disse aos representantes da China que o uso da flor é uma tradição e que a planta tinha uma infinidade de utilizações no mundo ocidental. E recusou-se a tirar a flor da lapela.

Para os chineses ficou o mal estar de se estar diante um algoz histórico, que humilhou uma das mais poderosas nações do mundo na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário