sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Abaixo o Dumping!


O Setor Coureiro-Calçadista tem assinalado que irá pedir novas medidas antidumping, junto ao Governo, extendendo-as a outros países asiáticos cuja a suspeita é a de que estariam repassando matérias primas ou mesmo calçados finalizados para o mercado interno no país. Hoje a cúpula do Governo Lula e a futura Presidente eleita estão na reunião do G20 na Coréia do Sul.

O ideal seria o mercado interno absorver o couro excedente e limitarmos uma cota de exportação, para obrigar o preço do produto subir na Bolsa Valores para Commoditys de Londres. Isto em época de dólar baixo.

Além disso ao invés de retrair-se a produção o setor coureiro calçadista deveria ampliar sua produção para aumentar a oferta no mercado internacional, pois o nosso produto é pelo menos mil vezes melhor acabado e de melhor qualidade que os similares asiáticos.

Se o setor calçadista retrair seus investimentos agora, dará sinais de fraqueza evidentes à concorrência. E temos condicões de dar a volta por cima.

Porém sempre haverão aqueles que se acovardam no mundo empresarial e que ao invés de se unirem e mostrarem força, choramingam, mostram fraqueza e se queixam ao invés de buscar soluções viáveis e baratas a curto prazo. Se os chineses não usam da concorrência leal, não nos custa nada imítá-los e concorrermos em pé de igualdade.

Para tanto precisaremos de paciência, de diálogo com as autoridades, redução de impostos e juros mais baixos para o financiamento da produção industrial. Medidas que deveriam ser tomadas logo, concordo, porém pelo visto a atual gestão federal, deixará obviamente para o novo Governo. Então amigos empresários, muita calma nesta hora, pois creiam teremos a nossa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário