quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Dólar Nosso de Cada Dia.


Olá amigos do NH Online. Depois de muito tempo e ficar exausto com minhas terríveis dores na coluna e com o trabalho, resolvi dar um alô a todos escrevendo aqui. A cotação do dólar está caindo.

Para desespero do setor de exportações, o câmbio mundial da moeda internacional, cujos preços de matérias primas e alguns outros produtos está atrelado, o fenômeno está se repetindo no mundo todo.

Acompanhei pela internet durante uma semana, as cotações das principais moedas do mundo e me assustei. Enquanto em Tóquio, Paris, Londres, Frankfurt, Moscou o dólar caia, aqui por artífice do Governo Federal, a moeda norte americana estava estável em função dos leilões de compra de moeda para o lastro.

Um artíficio perigoso, uma vez que nosso Governo tem limites orçamentários para a compra da moeda, e quando os cofres estiverem transbordando de dólares e não houver como comprar mais, ele será forçado a vendê-los em algum momento para se livrar do excesso no mercado formal.

O desastre pode se dar justamente por este fato, uma vez que quanto maior a oferta, menor será o preço da cotação. O que pode inviabilizar nosso comércio externo, uma vez que os produtos brasileiros ficariam com preços pouco atraentes, levando a fuga de eventuais consumidores internacionais para outros mercados. O quê não é desejável de forma alguma.

Este país precisa de uma urgente e inadiável reforma tributária, que diminua os impostos para todos os setores da sociedade. Pois ainda não temos ainda um mercado interno forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário